Como aprender Excel com um método que possui apenas 3 passos. O guia completo!

Hoje vou apresentar um método de como aprender Excel, verdadeiramente, em apenas 3 passos e não esquecer jamais do que aprendeu. Não importa se é o básico ou avançado que deseja aprender, sei que é possível tanto sozinho pela internet ou em grupo numa sala de aula presencial. Muitas vezes é até grátis. O fato é que para uns é um processo relativamente rápido, já para outros, demora mais um pouco.

O Excel é uma ferramenta que oferece inúmeras de possibilidades. O desenvolvimento e aprimoramento das competências devem ser buscados diariamente. Portanto, caso aplique o método apresentado aqui nesta postagem, certamente evoluirá muito no aplicativo de planilhas da Microsoft.

As etapas podem ser executadas e incorporadas no dia a dia de qualquer estudante ou profissional que faça uso do Excel. Vamos lá!

1º PASSO PARA APRENDER EXCEL: ESTUDE!

Não podemos começar diferente. Estudar é o primeiro passo a ser executado neste processo. É a parte da entrada de dados. O objetivo é conhecer o maior número de recursos possíveis do Excel para que eles possam ser aplicados mais tarde nos problemas que terá que resolver.

Esta fase é muito importante e atualmente dispomos de mídias e formatos diferentes para construir o conhecimento necessário.

como-aprender-excel-1

1.1. CURSOS ONLINE

Com o advento da web você tem como aprender Excel sozinho e pela internet tranquilamente. Hoje o acervo de conteúdo disponível é imenso e certamente agrega muito valor. Existe cursos grátis e pagos de qualidade respeitável.

A grande vantagem de estudar pela internet é a flexibilidade em relação ao tempo. Você pode estudar no horário que preferir, seja pela manhã, tarde, noite ou madrugada. De domingo a domingo.

Nós mesmos aqui na Excel Master estamos com o plano em andamento do desenvolvimento de um curso online. Em breve teremos novidades e se quiser ficar por dentro delas, basta clicar aqui e cadastrar seu e-mail.

1.2. CURSOS PRESENCIAIS

Estes, por sua vez, garantem algo imensurável, o networking. Ou seja, se relacionar com outros profissionais e aumentar sua rede de contatos. Eu mesmo, gosto bastante de realizar cursos online, mas já obtive várias conquistas através dos contatos realizados em cursos do formato presencial.

A dica que deixo para você que tem pouco tempo, é: Planeje-se! Dedique algum período do ano para a realização de um curso em uma sala de aula física, real e com pessoas dentro. Os resultados podem ser surpreendentes. Ao contrário do que muitas pensam, Excel não só se aprende sozinho pela tela do computador, mas também em sala de aula com pessoas.

1.3. AULAS NO YOUTUBE

Diversos autores em vários canais no Youtube, se dedicam a produzir conteúdo totalmente grátis. Tanto de nível básico, como avançado. Agora aqui, é importante filtrar o conteúdo, pois alguns vídeos inúteis e extensos demais acabam aparecendo e dificultando o aprendizado.

Também estou entrando no time dos produtores e já estou com o canal criado no Youtube e em breve, vídeos com várias dicas serão postados lá. Portanto, clique aqui e inscreva-se no canal.

1.4. SITES DA MICROSOFT

Nada melhor do que aprender com os pais da criatura, não é mesmo? A Microsoft possui diversos canais para propagar o conhecimento na internet, tanto em vídeo como texto. Normalmente é um processo rápido e prático estudar por lá, com vídeos curtos ou pequenos textos bem explicativos. Clicando aqui você acessará o centro de ajuda e treinamento do Excel.

1.5. BLOGS

A internet é recheada de autores que usam blogs como espaço de divulgação dos vídeos que produzem para o Youtube. Poucos realmente fazem a aula em formato de texto. Que aí o desafio é bem maior, em produzir um texto de fácil entendimento. Felizmente, tem aqueles que fazem com grande qualidade. Com esta finalidade, posso citar aqui com muita tranquilidade o blog Fera no Excel, que acompanho há um bom tempo e possui um acervo de posts bem legais sobre a ferramenta. Gosto muito da didática textual do Ueritom, autor do projeto.

Outro projeto que você terá como aprender Excel pela internet com várias dicas em formato de texto, será aqui mesmo no blog Excel Master. Portanto, não deixe de nos acompanhar por e-mail e nas redes sociais:

1.6. LIVROS IMPRESSOS

Para os amantes da leitura, livros são uma excelente forma de aprender recursos pouco conhecidos. São Muitas dicas, macetes e insights. Ou seja, um conteúdo diferenciado. Tanto podem ser encontrados em livrarias físicas como virtuais com preços bem acessíveis.

Alguns livros que recomendo são:

  • Excel 2013: Richard Martelli – Editora Senac
  • Relatórios Avançados com Excel 2013: Júlio César Scheiffer Saleh – Editora Novatec
  • Análise de Dados no Excel: Robert F. Martin – Editora Instituto Alpha

1.7. E-BOOKS

Para quem gosta de ler e é conectado, os livros eletrônicos, popularmente conhecidos por e-books, são uma alternativa muito interessante. Primeiramente por que é possível ter centenas ou milhares livros em seu tablet. Segundo, o custo normalmente é menor que livros impressos. Sem falar que vários e-books são grátis e distribuídos livremente internet a fora.

Ainda este ano, pretendo produzir 2 e-books sobre Excel que estarão disponíveis aqui no blog.

2º PASSO DE COMO APRENDER EXCEL: PRATIQUE!

Como aprender Excel sem praticar? Impossível, não é mesmo? O processo não é tão rápido assim. Independente do nível, seja básico ou avançado, o usuário precisa praticar bastante para solidificar o conhecimento. Portanto, vamos às dicas deste tópico!

como-aprender-excel-3

2.1. RESOLVA PEQUENOS PROBLEMAS

Já ouvi várias desculpas em relação a praticar e a mais comum é “falta de tempo”. A dica continua sendo a mesma. Resolva pequenos problemas, algo simples. Mesmo que a planilha não fique bela, procure pelo menos deixá-la funcional e os retoques podem ser aplicados em outro momento.

O fato de resolver pequenos problemas ajuda a manter-se sempre praticando e muitas vezes aprendendo novos recursos que surgem durante a solução aplicada.

Eu mesmo tenho o hábito de fazer planilha para tudo. Segue abaixo alguns exemplos de problemas que resolvo com planilhas que sempre fazem com que eu esteja em desenvolvimento no Excel:

  • Planilha To do list (Lista de afazeres);
  • Planilha Plano de Ação 5W2H;
  • Gerenciamento do relacionamento com clientes e amigos;
  • Programação de treinamentos;
  • Controle de recebimento de mensalidade;
  • Relação de turmas de todas aulas ministradas e quantidade de alunos;
  • Relação de atividades vs tempo disponível para realizá-las;
  • Planilha para saber quantos dias faltavam para acabar a copa do mundo (2014);
  • Ações e compras a serem realizadas;
  • Relação de despesas e receitas mensais;
  • Curva ABC de clientes;
  • Planilha de aniversários importantes;
  • Controle e monitoramento das licenças de antivírus nos clientes;
  • Mapa de rede de clientes;
  • Tópicos e apresentação em reuniões;
  • Planilhas de insights, aprendizado e descontrações;
  • Controle de crédito com parceiros comerciais;
  • Planilha para calcular andamento de download;
  • Planilha com relação de todas funções do Excel 2013;
  • Sorteio de perguntas para atividade em sala de aula.

Entre outras.

2.2. OTIMIZE PLANILHAS

Costumo normalmente me dispor para otimizar planilhas de clientes, amigos e da internet. Inclusive, certa vez, houve uma oportunidade bem interessante. Integrar uma planilha ao banco de dados do sistema de gestão da empresa. Foi bem legal! Outras planilhas otimizadas, foram:

3º PASSO PARA APRENDER EXCEL: ENSINE!

Segundo Mário Sérgio Cortella: “O que importa é saber o que importa.”. No sentido de que é importante saber aquilo que pode ser importado (colocado para dentro). Assim podemos constatar que as possibilidades são imensas e é possível transmitir o conhecimento que adquiriu de várias formas.

Enquanto ensina, novas dúvidas surgem e você já terá que recomeçar pelo primeiro passo, que no  caso é estudar. Ou seja, é um ciclo perpétuo.

como aprender excel 2

3.1. ENSINE EXCEL PARA ALGUÉM

Ajudar amigos, colegas de trabalho e familiares que utilizam a ferramenta de planilhas da Microsoft é uma experiência muito bacana. O contato presencial com pessoas é insubstituível, sem falar na questão de tornar-se uma referência no assunto para aquelas pessoas que ensinou.

3.2. CRIE UM BLOG

Ter um blog e publicar nele é uma forma muito eficiente de ensinar Excel pela internet. Não importa se está tendo grande audiência ou não no projeto. O grande fator aqui é ajudar o maior número de pessoas.

Eu mesmo criei meu primeiro blog sobre tecnologia em 2008. Na época a ideia era aprender mais sobre tecnologia. Mais recentemente, criei este para aprender mais sobre Excel. Ou seja, sempre estou criando blogs sobre aquilo que desejo obter conhecimento adicional.

Aqui a dica é: Se deseja começar um blog de forma profissional, recomendo o Clube do Marketing Digital, projeto do meu amigo Gustavo Freitas. Que inclusive sou seu aluno no Curso Infoproduto de Sucesso. Conheço Gustavo desde que começou e sou grande admirador do trabalho que ele realiza com total honestidade. Ou seja, se pretende aprender sobre blogs e Marketing Digital com alguém altamente sério, responsável e comprometido, ele é o cara, pode confiar!

3.3. PUBLIQUE VÍDEOS

O Youtube é o segundo maior buscador da internet. Já imaginou quantas pessoas estão querendo aprender Excel por lá? Desta forma, você pode unir a possibilidade de praticar suas habilidades e ajudar pessoas a solucionar problemas. Caso comece a ter um bom número de visitas, pode ganhar até uma boa grana com isso. Bem legal, não acha?

Inclusive, nosso canal do Youtube (Clique Aqui para se inscrever) já está no ar e em breve estaremos publicando vídeos por lá.

3.4. DÊ AULAS EM CURSOS PRESENCIAIS

Uma das melhores frases que já ouvi, certamente foi: Ensinar é a melhor forma de aprender. Ministrar aulas presenciais pode ser algo memorável. Ajudar um grupo de pessoas a desenvolver competências, verdadeiramente, não tem preço.

Você pode começar formando uma turma somente com amigos do seu trabalho ou faculdade que tenham interesse em aprender Excel grátis ou a baixo custo. Se realmente gostar do negócio, deixe seu currículo em alguma escola profissionalizante que oferte curso de Excel na sua cidade.

3.5. DÊ AULAS PELA INTERNET

Outra boa possibilidade além de um curso presencial é um online. Aqui a ideia não é publicar vídeos avulsos em um canal, mas sim realizar uma estrutura organizada e sequenciadas de aulas que justifiquem o valor cobrado ao aluno.

Se deseja criar um projeto de aulas mais profissional, recomendo, mais uma vez, o Clube do Marketing Digital do Gustavo Freitas.

3.6. PUBLIQUE E-BOOKS

Algo que também pode ser realizado, e é muito interessante, para aprimorar as habilidades é a publicação de livros eletrônicos (e-books). É um material relativamente mais rápido de desenvolver comparado a um curso bem estruturado, e agrega muito valor. Outra coisa boa é que o processo de desenvolvimento de um e-book potencializa outras competências em nós, como por exemplo: Organização.

Está em nosso planejamento, publicar alguns e-books sobre Excel e já reservamos uma área exclusiva para eles aqui no blog.

3.7. MINISTRE PALESTRAS

Se disponha a falar para as pessoas. Seus amigos de turma ou colegas de trabalho podem ser o público ideal para começar a falar em público. O importante é que a cada apresentação, possa identificar o que precisa melhorar e de fato, melhorar.

Na sua escola/faculdade fale com o professor e no trabalho fale com seu chefe. Se ambos entenderem a importância e poder do compartilhamento da informação, certamente terá sucesso em sua abordagem.

Lembro-me muito bem quando em 2009 ministrei minha primeira palestra para aproximadamente 10 pessoas, todas conhecidas que eu havia reunido. A segunda palestra foi no mesmo ano para minha turma em um curso no Senac (Logo depois, comecei a dar aulas na instituição). O tempo passou e atualmente sou convidado para participar de alguns eventos. Inclusive tenho uma palestra sobre o Excel e suas bilhões de possibilidades.

CONCLUSÃO

Como aprender Excel? Basta criar uma rotina para estudar, praticar e ensinar Excel. O método não é simples e não é um processo fácil de ser executado, mas é garantido. Você aprenderá de uma vez por todas e jamais vai esquecer, por se tratar de um processo de evolução contínua.

O importante é entender que é possível aprender Excel do básico até o avançado pela internet ou em sala de aula. Vai ter material grátis de boa qualidade, mas lembre-se de conhecer materiais pagos (livros, e-books ou cursos online e offline). Eles costumam ter dicas sensacionais (como eu disse anteriormente) e os presenciais oferecem contato com pessoas, procure aproveitar.

Não se preocupe em tornar todo este processo de aprendizagem em algo extremamente rápido, mas sim consistente, que realmente a informação seja importada (colocada para dentro) e não saia mais.

Gostaria de encerrar lhe fazendo uma pergunta. Qual tópico citado você está fazendo ou pretende fazer para aprender Excel? Deixe seu comentário e vamos em frente!

Quer aprender mais sobre Excel? Cadastre-se e receba todas nossas novidades!

4 Comentários

  1. Laurentino, sensacional o artigo. Parabéns por esse projeto que, tenho certeza, irá ajudar muitas pessoas, pois sei como você se dedica de corpo e alma a tudo que se propõe fazer.
    Abraço.

    • Gustavo, fico muito contente em saber que gostou.

      Realmente, neste projeto pretendo apostar todas minhas fichas.

      Muito obrigado pela parceria de sempre e vamos em frente!

      Grande abraço!

  2. Maria socorro Taveira Lima

    Gostei do assunto de Excel quero obter mais informações
    Att
    Maria socorro
    Agradeço
    Até próximo assunto

    • Olá, Socorro!

      Fico muito contente em “lhe vê” por aqui. A melhor forma de ficar recebendo em primeira mão o nosso conteúdo é cadastrando o seu e-mail.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *